Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMA, Brasil
"Private Lives 2012", de 14 Abr. a 20 de Mai. 2012, no Centro Cultural de Cascais.
De 3 Mar. - 5 Abr. de 2012.
De 11 Nov. 2011 - 6 Jan. 2012
15 e 16 de Outubro 2011
Participação enquanto artista convidada pela Associação Castelo D'If, Château de Servières e AtelieRnational, nas OAA 2011, em Marselha.
9 Abril - 20 Maio de 2011.
Exposição "Livros de Artistas", Galeria Diferença, Lisboa, 2010.
4 pinturas da série das praias de Sines no Museu da Electricidade.
Homens rudemente sinceros nunca podem ser espiões"
Série de 30 - pintura sobre papel.
"Em Homens rudemente sinceros nunca podem ser espiõesTeresa Palma Rodrigues apropriou-se de uma frase retirada da “Breve Notícia de Sines”, escrita no século XIX por Francisco Luís Lopes, para dar título à sua peça explorando a partir da temática dos postais turísticos a vivência das cidades pelos seus habitantes. A artista recorreu à ampliação para espiar as personagens que se escondem minúsculas, em trajes de banho, por exemplo, no contexto de veraneio. Através de um processo de manipulação (ampliação, recorte e pintura), a artista concebe a partir desses postais outros assumidamente contemporâneos em que os visitantes se podem descobrir."
Colectiva patente na Fábrica Braço de Prata, em Abril e Maio de 2009.
XV Bienal de Cerveira 09
PROJECTO DE SILVESTRE PESTANA “Teses defendidas na Universidade Portuguesa”apresenta, integradas num conjunto de trabalhos de outros artistas, duas pinturas resultantes da Tese de Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, com o título: "Fragmentação e Reconstituição do Suporte Pictórico".
PROJECTO DE SILVESTRE PESTANA “Teses defendidas na Universidade Portuguesa”
"O estudo que foi por mim apresentado reúne uma vertente prática e uma vertente teórica e tem como objectivo analisar de que forma poderão ocorrer processos de fragmentação e reconstituição do suporte pictórico na Arte Contemporânea, pesquisando o trabalho de artistas que actuam dessa forma perante a sua Pintura e desenvolvendo o meu trabalho a par dessa mesma pesquisa.
Pretendeu-se assim verificar o modo como a tela, elemento de suporte da Pintura tradicional, resiste a operações de fragmentação que põem em causa a sua integridade física, sendo elas: o corte, o rasgão a dobragem ou a perfuração. Dentro da questão da tela, a dissertação tentou reflectir também sobre a ambiguidade do termo “tela” e a ambivalência deste material, que pode ser considerado elemento pictórico (para além de suporte da representação).
Uma hipótese de reconstituição poderá ser a tecelagem de todos os fragmentos obtidos através da fragmentação da superfície; nesse sentido, a Tapeçaria e outras técnicas artesanais são abordadas como procedimentos comuns ao meu trabalho prático e ao de outros artistas mencionados.
Existiu a intenção, neste estudo, de estabelecer uma analogia entre a Pintura, o suporte tela e a Tapeçaria."
Teresa Palma Rodrigues
Espinha de Peixe
Instalação: painel de 35 pinturas 40x50cm, "Santos da Casa" (S:DD)
Espinha de Peixe, nosSantos da Casa, em Lisboa, apresenta-se como uma única peça, formada por um conjunto de 35 pinturas (cada uma com 40 x 50 cm de dimensão). Trata-se de um trabalho centrado nas questões da superfície da tela como elemento plástico em si. Deste modo, a superfície pictórica surge como uma tecelagem, parecendo reforçar a ideia de “tela”, como tecido que cobre a grade e, simultaneamente, como lugar de representação. A manufactura é um elemento importante nesta peça; a tecedura das telas, previamente pintadas e cortadas, assume-se como um processo relevante na minha prática pictórica. No painel Espinha de Peixe, cada pequena pintura é formada por um ligamento de tecelagem chamado “sarja”; o movimento alternado e em ziguezague das diagonais que este ligamento produz, dá origem ao efeito de “espinha de peixe”.